Preload

A importância do Manual da Marca

Seja recém-criada ou já consolidada no mercado, todas as marcas precisam seguir regras.

09/03/2015 as 16:59:02

Sabe aquele produto que, ao adquirirmos, começamos a usar ignorando completamente o seu manual porque acreditamos que sabemos como manuseá-lo? Mesmo assim, cedo ou tarde surgem situações de dúvida e nesse momento a chance de acontecer um equívoco é grande, podendo causar consequências desagradáveis e até mesmo danificar o produto.

Com uma marca é a mesma coisa. Seja ela recém criada ou já conhecida no mercado, o manual é imprescindível. O profissional de comunicação que aplica uma marca em qualquer peça publicitária sem consultar o seu manual, está cometendo um erro. Assim como um produto, o manual da marca é fundamental para a correta utilização da mesma. Ele serve tanto para a agência que vai criar as peças onde a marca será aplicada, quanto para o cliente, proprietário da marca, que além de usá-la internamente, pode eventualmente precisar enviar para um fornecedor.

Existem várias especificações possíveis de aplicação de uma marca, que vão desde suas combinações de cores, fundos, tamanhos, formatos, margens de segurança, até as variações para adaptar-se ao formato da peça em que será aplicada, na vertical ou na horizontal por exemplo. Tudo isso para garantir que ela seja utilizada de forma correta, proporcional, sem ruídos.

A correta aplicação de uma marca, independente da mídia, facilita a sua identificação por parte do público-alvo, tornando assim, a comunicação mais eficiente e consequentemente gerando mais resultados.

Todos nós já nos deparamos com um anúncio de revista, outdoor ou qualquer outra mídia que, só de “bater o olho”, sabemos de qual empresa se trata. Isso é porque existe um padrão de aplicação de cores, tamanhos, posições da marca, que nós vamos identificando ao longo do tempo e esse padrão vai se fixando na nossa mente fazendo com que reconheçamos essa marca cada vez mais facilmente. E se por acaso a virmos aplicada de forma errada, identificamos o erro na hora. Mesmo quem não trabalha com comunicação, sabe que tem algo errado. Isso se deve inicialmente ao manual de aplicação da marca, que padroniza a forma como ela será usada desde o momento de sua criação.

Portanto, assim como um produto, uma marca deve vir acompanhada de seu manual. Por mais que pareça que sabemos como utilizá-la, é fundamental consultar esse manual antes de qualquer coisa, para evitar problemas pois, assim como um produto, uma marca usada de forma errada pode perder a garantia da sua eficiência e provocar danos irreparáveis.

Tags

manual da marca
brandbook
identidade visual


Almeida

Almeida [Diretor de Arte]

almeida@ideatore.com.br

Desde criança fazendo quadrinhos, animações em bloquinhos, tomando bronca de professor por ficar desenhando na escola, não poderia fazer outra coisa na vida que não fosse trabalhar com criação.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

COMUNICAÇÃO

Somando conhecimentos, podemos juntos estabelecer o diálogo ideal com cada um dos seus públicos e mostrar o real o valor da sua empresa.

PUBLICIDADE
CORPORATIVA
ENDOMARKETING
FORÇA DE VENDAS
EVENTOS

PORTFOLIO

Ser Rio | Marca | Rebranding para construtora Ser-Rio, especializada em implementação de infraestrutura para bairros e condomínios.
Ser Rio
[Marca]

Rebranding para construtora Ser-Rio, especializada em implementação de infraestrutura para bairros e condomínios.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro