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Os prós e os contras em divulgar sua marca no Facebook

Descubra porque mesmo com pontos negativos, o Facebook é atualmente uma plataforma indispensável no mundo do marketing.

12/02/2015 as 15:18:02

Anunciar no Facebook, além de ser importante, é praticamente obrigatório quando se há um planejamento de marketing online. Os números divulgados por muitas vezes enchem os olhos de qualquer publicitário, mas nem tudo são flores. É preciso pensar em quais postagens serão mais visualizadas e também criar mecanismos para a boa curadoria de conteúdo ser eficaz.

Pensando em parte dessa demanda do planejamento digital - o anúncio em si - decidimos apresentar os prós e contras de anunciar na maior rede social do mundo. Para atingir seu objetivo final e explorar todas as oportunidades que a plataforma oferece, é preciso estar atento e colocar tudo na balança. Principalmente para não jogar fora o dinheiro, tempo e estratégias.

Confira a lista:

Bons motivos para acreditar em propagandas no Facebook.

1- Divulgação de conteúdo do site

O Facebook não foi feito para compartilhamento de materiais extensos, ou publicação de textos longos. Mas é uma ótima ferramenta para a divulgação de conteúdos que estejam em outras plataformas, como sites ou blogs. Essa estratégia é fundamental para aumentar o tráfego de acessos em sites corporativos. Se quiser saber mais sobre como conquistar clientes com um Blog, confira nosso outro post.

2- SEO

Um bom planejamento de campanhas nas redes sociais aumenta o ranqueamento da empresa nos motores de busca. Ou seja, os links ficam melhores colocados nas buscas orgânicas em sites de pesquisa (como o Google), conquistando uma maior confiança do público que procura sobre o assunto. Além disso, promove a visibilidade da marca por um meio muito valorizado atualmente.

3- Porta de entrada para novas empresas na web

Novas empresas precisam investir em marketing on-line tanto quanto as já consolidadas. Mas encontramos erros frequentes no mercado. Uma vez que as redes sociais são de acesso público, qualquer pessoa pode tentar fazer propaganda, mas isso nem sempre dá certo. Mesmo para pequenas empresas, uma boa gestão de mídias sociais é fundamental. É preciso que seja planejada e feita de forma profissional, com uma equipe engajada em descobrir qual é o público-alvo correto, qual tipo de linguagem se enquadra melhor para esse target, entre outros fatores primordiais para o sucesso de qualquer ação. Apesar de algumas contradições, a ferramenta continua sendo uma ótima opção para quem está entrando no mercado.

4- Baixo custo de investimento

Comparado com mídias tradicionais, a maior rede social do mundo apresenta altos retornos sobre investimento (ROI). Principalmente quando analisamos o Custo por Mil - custo necessário para o anúncio atingir 1.000 pessoas - sendo o menor custo da história, $ 0,25 dólares, o que representa menos de 1% do CPM médio de anúncios em TV.

5- Segmentação de público-alvo

Outra ferramenta que justifica o sucesso das campanhas é a possibilidade de segmentação do público-alvo por dados demográficos e socioculturais, através da configuração “Custom Audiences”, com a utilização da base de dados do CRM da empresa.

6- Atração de potenciais clientes

Além de trabalhar com seus clientes já conquistados, é possível identificar um público de perfil semelhante, baseado no comportamento desses internautas, como páginas curtidas, aplicativos utilizados e atividades recorrentes, através da ferramenta “Lookalike Audiences”.

7- Criar um vínculo com a empresa

Como na maioria das campanhas, o objetivo não é só falar com o consumidor, mas sim conquistá-lo. Por isso, a opção “curtir” deve ser bem explorada, uma vez que o cliente passa a ter um contato mais próximo e frequente com a marca, sendo muito eficaz, se bem trabalhado.

8- Variedade de formatos de campanhas

As campanhas patrocinadas atendem diferentes objetivos e podem ser organizadas em outras mais complexas, dentro da própria plataforma. As opções de divulgação estão entre promoções de páginas - para aumentar a quantidade de likes - promoção de posts específicos, links externos, como sites, por exemplo, e histórias patrocinadas.

9- Relatórios das campanhas

Os relatórios disponibilizados são de fácil interpretação e análise. Além de fornecerem informações específicas para cada ação, oferecem também relatórios comparativos entre duas campanhas, para evidenciar qual a melhor forma de atingir seu público.

10- O Facebook ajuda sua publicidade

Os algoritmos do Facebook estão cada vez mais eficientes na busca por spams. Para não bombardear a timeline dos usuários com propagandas, eles dão preferência aos posts pessoais ou não pagos. Mas pensando nisso, o marketing nessa rede é muito mais efetivo. Os usuários acabam prestando mais atenção quando se deparam com algum anúncio, uma vez que não há uma rejeição por conta de inúmeras propagandas aleatórias adversas ao seu interesse.

Mas atenção: não vale apostar em tudo!

1- A visibilidade dos posts

É uma grande ilusão achar que as postagens publicadas serão vistas por todas as pessoas que curtiram a página. Posts de empresas são filtrados pelos algoritmos do Facebook, atingindo apenas 8% daqueles que seguem as publicações da empresa. Sim, apenas 8%.

2- É um novo sistema para ser descoberto

Assim como o Google e outras ferramentas de busca e relacionamento social, o Facebook ainda tem seus mistérios. Com constantes atualizações e criação de novos algoritmos, as regras da plataforma não são tão claras e fáceis de serem dribladas pelas campanhas de marketing, que buscam aumentar o alcance ou impacto das ações. Por isso, as empresas precisam estar bem informadas e atentas às práticas adotadas e descobrir a melhor forma de explorá-las.

3- É difícil atingir o público que realmente importa

O alcance da plataforma é realmente o maior de toda a história. Porém, acertar o público relevante para a empresa tem se mostrado um grande desafio. O real objetivo das marcas no Facebook é gerar um retorno para a empresa. Ou seja, melhorar a visibilidade, se relacionar com clientes e atrair novos consumidores.

Mas fisgá-los com um call-to-action (CTA) parece ser um desafio por enquanto. Mesmo que a segmentação nas campanhas seja feita com os filtros da própria plataforma, é difícil direcionar as ações com tanta precisão em relação ao público-alvo desejado.

4- Os custos de anúncios vêm aumentando

Assim como o sucesso das campanhas empresariais nos últimos anos, o número de anunciantes têm aumentado. E sabendo disso, o Facebook aumenta gradualmente os valores cobrados por cada ação de marketing patrocinada. Por enquanto são variações pequenas, mas é importante ficar atento.

5- Não vale a pena investir em “likes” aleatórios

Quando uma empresa investe em campanhas para aumentar o número de “likes” de uma página, mesmo que por ferramentas oficiais do Facebook, é muito difícil conseguir segmentar e atingir apenas o público-alvo desejado. Assim, o investimento acaba atingindo um público não engajado e que não se manifestam em relação aos posts visualizados. Os algoritmos da plataforma divulgam um determinado post para uma porcentagem de seguidores, dependendo da quantidade de interações, o post passa a ser mais ou menos divulgado. Ou seja, ter muitos likes não engajados é pior que ter poucos que realmente se envolvem.

Concluindo

O Facebook é uma rede social que está ultrapassando funções antes não exploradas no marketing digital. Mesmo com pontos negativos em relação à publicidade na plataforma, é fundamental que as empresas se direcionem para essa tendência, e explorem todo o potencial que a rede oferece.

Uma boa gestão de mídias sociais, com criação efetiva de campanhas direcionadas para o marketing inbound, precisa de uma equipe centrada e engajada no planejamento de estratégias para cada empresa, individualmente. Por isso, procure uma agência que saiba atender à sua demanda e respeitar seu objetivo final.

Tags

marketing online
propaganda no Facebook
pontos positivos
pontos negativos
marketing em redes sociais


Ana Laura

Ana Laura [Content Trainee]

analaura.coffani@ideatore.com.br

Estudante de administração na FEA-RP/USP, tem muito interesse na área de marketing. Aproveitou as férias para fazer um estágio e decidiu ficar para aprender mais sobre produção de conteúdo, comunicação para eventos e atendimento ao cliente com os Ideatores.

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