Preload

Hotsite como estratégia de marketing e branding

Veja como um hotsite pode ajudar o marketing e branding da sua marca.

25/02/2015 as 09:13:10

Hotsite que traduzindo significa "site quente", é um website sazonal voltado para destacar uma ação de comunicação, marketing pontual, lançamento de produto ou serviço. A diferença está na estratégia de comunicação utilizada para concebê-lo. Hotsites têm vida útil determinada, não sendo algo que ficam eternamente no ar, isto é, são feitos para serem rápidos e são ligados a uma ação de comunicação ou marketing específica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outras.

Geralmente os hotsites possuem um apelo visual maior e são mais focados em um público específico, traduzindo a expectativa deste alvo. Alguns hotsites proporcionam ao usuário interatividade com jogos e serviços, tornando maior a relação entre o website e o usuário. O processo para criação e produção de um hotsite segue exatamente as mesmas diretrizes de um website corporativo, institucional ou portal, considerando sempre um conceito criativo, usabilidade, arquitetura de informação, UX (experiência do usuário), layouts, redação e programação.

Hotsites permitem que a empresa trabalhe de forma mais criativa, divertida e interativa que a comunicação tradicional do website institucional. E sabemos que bons projetos rendem mídia espontânea, tanto da imprensa como do público. Isso faz com que sua marca e mensagem possam chegar para mais pessoas que a comunicação tradicional. Pois tenho certeza que você viu aquele hotsite do lançamento daquela marca esportiva e postou nas redes sociais para seus amigos verem que belo trabalho foi feito. Aquele outro hotsite que conta a história de um clube paulista também, e aquele daquela empresa de comunicação que fazia uma simulação de como o usuário seria daqui há 25 anos. Todos são excelentes projetos e foram muito bem executados, gerando mídia, criando emoções, conectando pessoas e mensagens.

Quais as vantagens de um Hotsite
1. Design
Um hotsite bem desenvolvido proporciona divulgação gratuita para o cliente, pois um bom projeto de hotsite será atrativo e conquistará o cliente pela sua apresentação, design, interação, função, serviços e experiência do usuário. Todo bom hotsite desenvolvido é compartilhado pela maioria dos usuários que tem acesso ao mesmo, gerando uma mídia gratuita para o cliente.

2. Tempo
Por se tratar de um projeto de menor porte que um website institucional e com a função de realizar apenas uma comunicação, dependendo do projeto, o tempo de desenvolvimento será bem reduzido em comparação com o desenvolvimento de um projeto de website.

3. Custo
Outro ponto de destaque quando se desenvolve hotsites como estratégia de marketing é o custo. Esse é o mesmo caso citado do tempo acima. Projeto de porte menor possuirá um tempo menor e consequentemente um custo também menor para o seu desenvolvimento.

Algumas dúvidas sobre hotsites
1. Preciso de um novo domínio para hospedar meu hotsite?
Não. Você pode hospedar seu hotsite no mesmo domínio do seu website, colocando-o em um subdomínio (hotsite.website.com.br) ou subdiretório (website.com.br/hotsite/).

2. Preciso de um novo hotsite para cada novo produto ou serviço lançado?
Não. Você não precisa lançar um hotsite para cada novo produto ou serviço lançado. Essa determinação fica a cargo da estratégia de marketing, ela que definirá como funcionará o relacionamento entre a marca, o website e o hotsite.

3. Meu website está no Google, mas se lançar um hotsite, ele estará no Google?
Sim, com o tempo ele também será indexado não só pelo Google, mas por todos os motores de busca da internet. Para um buscador indexar seu conteúdo, basta um link apontando para ele, ou você pode cadastrar o URL diretamente nos buscadores, a maioria conta com esse recurso.

4. Qual o tempo médio de desenvolvimento de um hotsite?
Essa é uma pergunta muito relativa, e que também deve ser respondida pela estratégia de marketing definida para a empresa ou marca. Mesmo que a estratégia determine uma vida útil para o seu hosite, ele pode fazer tanto sucesso que será um tiro no pé retirá-lo do ar. Nesse caso, ele permanece além do que foi planejado.

Tags

hotsite
microsite
internet
desenvolvimento web
marketing
branding


Gomes

Gomes [Full-Stack Developer Senior]

gomes@ideatore.com.br

Eleito melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards em NY e 2º melhor desenvolvedor para Twitter pelo B2B Twiiter Of The Year. Prêmio de Talento Criação e Prata na categoria Website Institucional em 2005; Talento Webdesign e Prata na categoria Website Entretenimento em 2009 pela APP Ribeirão Preto. 3x Ouro em Email Marketing (2003, 2004, 2005) entre outros. Bronze no 14º Prêmio Recall de Criação Publicitária na categoria Website Entretenimento. Acha que é possível programar um mundo melhor.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

COMUNICAÇÃO

Somando conhecimentos, podemos juntos estabelecer o diálogo ideal com cada um dos seus públicos e mostrar o real o valor da sua empresa.

PUBLICIDADE
CORPORATIVA
ENDOMARKETING
FORÇA DE VENDAS
EVENTOS

PORTFOLIO

Roge Distribuidora  | Email marketing | E-mail marketing personalizado para o E-commerce Roge, disparado com ofertas exclusivas semanalmente para seu nicho de mercado.
Roge Distribuidora
[Email marketing]

E-mail marketing personalizado para o E-commerce Roge, disparado com ofertas exclusivas semanalmente para seu nicho de mercado.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro