Preload

Desenvolver um CMS ou usar uma solução pronta?

Veja qual opção se adapta melhor à sua necessidade

04/05/2015 as 17:18:19

Hoje, vamos falar de CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), por que eles são importantes, os prós e contras de desenvolver um CMS ou usar uma solução pronta.

CMS - Content Management System

São sistemas desenvolvidos com linguagens de programação que funcionam no servidor e conectam o website aos bancos de dados, manipulam arquivos no servidor e possibilitam a inserção, edição, criação e eliminação de conteúdo num website. Com um CMS instalado é possível realizar alterações em tempo real, publicar novas fotos, textos, vídeos ou áudios.

Existem 2 formas de se contratar um CMS para administrar seu website. Vamos analisar essas 2 formas e mostrar as vantagens e desvantagens de cada uma, assim será possível saber qual atende melhor as necessidades da sua empresa. Existem os sistemas de gerenciamento de conteúdo já desenvolvidos, mas você também pode desenvolver o seu sistema de gerenciamento sob medida para as necessidades da sua empresa.

CMS pronto

Esses são os sistemas que já foram desenvolvidos e que podem ser alugados na internet. Tudo fica hospedado com o desenvolvedor do sistema que cria uma conta para ser usada por seu website.

Vantagens

1. Tempo
O tempo entre a contratação do CMS e a habilitação para utilização é bem curto, podendo chegar a ser feito no mesmo dia da contratação. Isso é bom no caso de se ter um cronograma limitado para se publicar o conteúdo que deseja.

2. Suporte Técnico
Na contratação de um CMS pronto, geralmente a mensalidade do suporte técnico está inclusa na mensalidade de uitlização do mesmo.

3. Upgrades
CMSs prontos possuem upgrade contantes, estando sempre atualizados com as mais modernas tecnologias de programação, funções e design.

4. Custo
O custo para se ter um CMS pronto é muito baixo em relação ao desenvolvimento de um CMS próprio. Mas não se deixe enganar por valores baixos, pois o que determina se um CMS funciona para sua empresa são as opções que ele tem, o que ele faz.

Desvantagens

1. Design
Por ser uma ferramenta pronta e comercializada com diversas empresas há limitações do que pode ser feito em termos de design no website, pois a ferramenta foi desenvolvida de forma genérica para atender diversos segmentos.

2. Funções
O mesmo caso acima ocorre para as funções do CMS. Ele pode não ter uma ou mais funções que necessita para o seu segmento e ao mesmo tempo pode ter funções que não se aplicam ao seu segmento.

Desenvolvendo CMS

Vantagens

1. Design
Umas das grandes vantagens de desenvolver seu próprio CMS é a possibilidade de ter um design mais flexível, pois ele não ficaria amarrado às ferramentas de criação de desgin de CMSs prontos.

2. Funções
A principal vantagem de desenvolver seu próprio CMS é poder ter nesse sistema todas as ferramentas necessárias para trabalhar o website na internet. Por estar sendo desenvolvido, apenas as funções necessárias estariam presentes, ou seja, você não teria um monte de funções que não usaria no seu segmento se estivesse usando um CMS pronto.

Desvantagens

1. Tempo
Para desenvolver um CMS completo que atenda as necessidades da sua empresa será necessário um tempo considerável até que tudo fique pronto, e isso pode atrapalhar sua estratégia online. Verifique sempre o tempo de execução do trabalho antes de contratar esse serviço, para não ter surpresas no futuro.

2. Custo
Outra desvantagem de desenvolver um CMS é o seu custo, pois ele será sempre superior ao custo de um CMS pronto. Mas no caso de desenvolver um CMS, você está comprando esse sistema e com o CMS pronto, você está apenas alugando.

Entre um CMS pronto e desenvolver um CMS existem essas diferenças citadas acima. Para cada empresa, deve-se analisar o cenário e cronograma da estratégia para que essa etapa do CMS não estoure os prazos e nem o orçamento.

Aqui na Ideatore, trabalhamos com o Hubspot, uma solução pronta, para os clientes Comstor Brasil, Comstor México, Tera Ambiental, Markestrat, entre outros. A agência também desenvolve CMSs sob medida, como fizemos para os clientes Hubstone, Stecar, Urben Empreendimentos, entre outros. Além disso, fornecemos toda a assessoria digital, curadoria de conteúdo e suporte técnico necessário.

Tags

CMS
Content Management System
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
Gerenciamento de Website


Gomes

Gomes [Full-Stack Developer Senior]

gomes@ideatore.com.br

Eleito melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards em NY e 2º melhor desenvolvedor para Twitter pelo B2B Twiiter Of The Year. Prêmio de Talento Criação e Prata na categoria Website Institucional em 2005; Talento Webdesign e Prata na categoria Website Entretenimento em 2009 pela APP Ribeirão Preto. 3x Ouro em Email Marketing (2003, 2004, 2005) entre outros. Bronze no 14º Prêmio Recall de Criação Publicitária na categoria Website Entretenimento. Acha que é possível programar um mundo melhor.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

DESIGN

Na criação de naming, desenvolvimento da marca e em qualquer situação em que o design seja pré-requisito, você pode contar com a Ideatore.

BRANDING
NAMING
EMBALAGENS
RÓTULOS
DISPLAYS

PORTFOLIO

Vida Bem Vinda | Email marketing | Peça de email criada para campanha de Inbound Marketing.
Vida Bem Vinda
[Email marketing]

Peça de email criada para campanha de Inbound Marketing.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro