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O que é SEO negativo e como você pode se proteger

O que significa o termo? Devo me preocupar? Como proteger meu website? Conheça estas e outras respostas.

10/02/2015 as 09:15:24

O que significa SEO Negativo?

Em oposição ao uso de técnicas de "black hat", a fim de classificar ilicitamente seu próprio website nas páginas de resultados de busca (SERPs), SEO Negativo é sobre o uso de técnicas desleais semelhantes para atacar o website de um concorrente e inviabilizar a sua classificação/indexação.

Isto pode ser feito de várias maneiras:

1. Apontando centenas de links de baixa qualidade, links de spam e listas para esse website, especialmente os que utilizam palavras-chave particularmente desagradáveis ​​ou aqueles que nada tem a ver com o seu conteúdo.

2. Copiando o conteúdo de outros websites e disponibilizando-os no seu, portanto, colocando em risco e transgredindo a política do Google de "Conteúdo Duplicado".

Nos raros casos em que o Google percebe que o conteúdo duplicado pode ser mostrado com a intenção de manipular os resultados de uma pesquisa e enganar os usuários, ele fará os ajustes apropriados na indexação e classificação dos websites envolvidos. Como resultado, o ranking do website pode sofrer um rebaixamento ou o website pode ser totalmente removido do índice do Google. Nesse caso, ele não vai mais aparecer nos resultados de busca.

3. Incapacitando o servidor, ao enviar milhares de solicitações de acesso simultaneamente. Quase um ataque de DDOS (negação de serviço), isso deixa o website lento para acesso e, quando o Google for realizar a varredura, irá penalizá-lo por causa do acesso lento às páginas.

4. Se você tem backlinks de qualidade de outros websites de autoridade, alguém poderia entrar em contato com eles, usando seu nome e dados para pedir a remoção dos mesmos.

5. SEO negativo também pode ser feito por invasão hacker. Quando um hacker remove totalmente suas páginas do website ou até mesmo alterando o arquivo robots.txt para que nenhum buscador possa indexar seu conteúdo.

6. Também pode ser feito de forma a danificar sua reputação online, mais precisamente por meio de contas falsas de redes sociais, criadas especificamente para falar mal de sua empresa e/ou website.

Devo me preocupar com isso?
De acordo com a KISSmetrics sim, é uma ameaça muito real e inúmeros websites tiveram que lidar com o problema.

No entanto, Matt Cutts (do Google) afirma em sua própria resposta de vídeo para SEO Negativo: "Se você é apenas um pequeno negócio regular, você não é suscetível de ir contra isso. Há um monte de pessoas que falam sobre SEO Negativo, mas há poucas pessoas que tentam fazer isso e menos ainda que, na verdade, obtém sucesso."

Esta citação foi publicada em 2012, mesmo ano em que o Google lançou a primeira versão de seu algoritmo Pinguim, criado para reduzir e penalizar o uso de links de spam e não naturais. Ele também lançou a ferramenta Disavow, para desabilitar os backlinks de baixa qualidade apontados para seu website.

Moz resumiu as comunicações do Google relacionados a SEO Negativo:

O Google trabalha duro para garantir que um concorrente não possa ferir o seu website apontando backlinks de baixa qualidade e, se você notar um monte de links ruins que apontam para o seu website, o mais provável é que eles não vão fazer nenhum mal a você. Na verdade, a grande maioria dos casos onde as pessoas relatam ataques de SEO Negativos acabam por não serem SEO Negativos.

No entanto, o Google admite que não pode fazer as coisas 100% corretas todo o tempo.

E como posso proteger meu website?

Se você fizer um website em um mercado altamente competitivo e está preocupado com os riscos de SEO Negativo, especialmente se você mesmo tiver recebido sanções do Google no passado, há coisas que você pode fazer para ajudar.

Nas tendências de SEO pós-2014, o diretor de SEO Jellyfish Nick Fettiplace afirmou que:

Webmasters terão de adicionar em sua atividade SEO mensal um elemento de acompanhamento contínuo de backlink, garantindo que os ataques de SEO Negativos serão apanhados rapidamente e poderão ser rapidamente corrigidos. Isso implicará em atualizações interativas de arquivos e processos de remoção de ligações manuais.

Monitore seus backlinks

Certifique-se de que você tem o Google Webmaster Tools criado e implementado em seu website. Então você pode se inscrever para alertas de mensagens, que lhe dirão sobre qualquer atividade suspeita ou quando um malware é carregado. Ele também irá lhe dizer se você foi penalizado pelo Google, o que pode ser um sinal de que alguém está atacando você de forma maliciosa.

Há também outras empresas de terceiros que oferecem ferramentas de monitoramento. Search Engine Land tem uma lista de ferramentas disponíveis. Ele também sugere que você deve monitorar uma base mensal, mantendo o foco no grande número de ligações externas não características do website e um grande número de links de domínios de baixa qualidade.

Solicite a remoção do backlink diretamente

Vá direto na fonte e peça a remoção de backlinks de spam diretamente ao website que fez tal backlink. Mantenha um registro de sua correspondência, pois é bom ter provas para mostrar que você fez todo o possível para resolver a situação amigavelmente antes de contactar o Google diretamente para a intervenção.

Ferramenta Disavow do Google

Você pode pedir ao Google para não ter links de baixa qualidade em consideração quando se rastreia o seu site usando a ferramenta de repudiar (Disavow). Embora isto deva vir depois de ter feito o máximo de trabalho possível para remover links de spam, e que no momento não são mais capazes de fazê-lo.

Primeiro você precisa baixar uma lista de links para seu site. Você pode fazer isso via Webmaster Tools, Pesquisa de Tráfego > Links Para Seu Site.

Em seguida, crie um arquivo contendo apenas os links que deseja negar depois envie este arquivo para o Google.

Utilize esta ferramenta com cuidado ou contrate um profissional, pois se a ferramenta for usada incorretamente, você pode acabar fazendo mais mal do que bem e ter seu website banido das pesquisas.

Tags

seo
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Gomes

Gomes [Full-Stack Developer Senior]

gomes@ideatore.com.br

Eleito melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards em NY e 2º melhor desenvolvedor para Twitter pelo B2B Twiiter Of The Year. Prêmio de Talento Criação e Prata na categoria Website Institucional em 2005; Talento Webdesign e Prata na categoria Website Entretenimento em 2009 pela APP Ribeirão Preto. 3x Ouro em Email Marketing (2003, 2004, 2005) entre outros. Bronze no 14º Prêmio Recall de Criação Publicitária na categoria Website Entretenimento. Acha que é possível programar um mundo melhor.

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