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Os 7 pecados capitais cometidos nas redes sociais

Descubra os erros das empresas quanto ao uso das mídias sociais e veja como aproveitar o seu verdadeiro potencial.

04/12/2014 as 16:45:00

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus, Youtube, Pinterest, etc. Tantas mídias potenciais para atrair, alimentar e manter o seu público. Mas e agora? Você está em todas as redes sociais, mas parece que não atinge ninguém?

Descubra os 7 pecados capitais cometidos pelas empresas nas mídias sociais e melhore sua comunicação corporativa.

Gula
Ser presente em todos os lugares, em cada plataforma social é inútil se o seu alvo não está lá. Seria como abrir uma loja de biquíni na Antártida. Entende?

Social media não é estar em todos os lugares, mas ser relevante na rede em que você se encontra. Ter uma boa razão para estar e ficar lá. Você precisa analisar qual mídia é a mais usada pela sua audiência para atingi-la de forma efetiva.

Preguiça
A mídia social é completamente baseada em relacionamentos entre o cliente e a empresa. Então, cuidado: você precisa ser ativo, iniciar conversas, e sobretudo, responder à sua comunidade. Se esquecer disso é um risco para seu relacionamento com o seu público-alvo.

Produza conteúdo e tenha foco no comprometimento do público: faça deles seu hábito diário. Não seja preguiçoso e aborde seus fãs da mesma maneira em todas as redes sociais. Cada uma delas têm uma linguagem que você precisa entender e aplicar com cuidado.

Avareza
Você acabou de chegar na Internet e já quer comprar fãs ou seguidores? Não, não e não. Essa manobra é inútil agora e futuramente. Por quê? Porque o que você realmente quer é uma audiência qualificada e não quantificada. Não seja ganancioso, não pense no número, mas sim na relevância de sua audiência.

Um bom exemplo disso: um dia, um cliente X perguntou por que o maior concorrente Y dele tinha mais fãs do que ele. Após a verificação, constatou-se que a maioria dos membros da comunidade desse Y eram do Camboja. Só que o trabalho dele era local, em Quebec. Resultado: uma comunicação ineficaz que faz a empresa perder tempo, energia e dinheiro.

Não se esqueça: a sua comunidade é constituída de pessoas, não de números. Você quer mais seguidores? Apresente o melhor conteúdo possível e trabalhe bem sua relação com os fãs da marca.

Ira
Tudo o que acontece na Internet fica na Internet. A pessoa responsável para a gestão das comunidades na Internet nunca deve se submeter aos seus instintos primitivos. Isso porque 43% das organizações já perderam algum cliente consumidor por culpa de uma experiência negativa nas mídias sociais. Então, não se deixe levar pela raiva. Pense duas vezes antes de responder a qualquer provocação.

Luxúria
Independente do que você estiver procurando - dinheiro, poder, fama - as mídias sociais não são a solução mais rápida. Faz parte de uma estratégia de crescimento a longo prazo.

Você precisa montar um planejamento que não seja baseado apenas em curtidas: faça conexões significativas e lembre-se que a estratégia de mídias sociais se inclui numa estratégia global, online e offline.

Inveja
Você não tem que invejar seus concorrentes, ou até mesmo o sucesso dos outros. Cada um tem o seu ambiente, um contexto próprio, e a sua marca tem que desfrutar e evoluir seu próprio ambiente. O que você pode fazer é ficar atento e identificar as ações que você inveja, e usá-las como fonte de inspiração.

Orgulho
Primeira coisa: sim, sua conta é o seu espaço e você o controlará. Mas não se esqueça de que você está nas mídias sociais e mesmo se a sua empresa for a melhor na sua área de atuação, você tem que colocar seu orgulho em um armário para ouvir o que os clientes têm a dizer. Não esconda, mas sim aceite comentários negativos e críticas. Isso é ótimo para buscar melhorias para seus produtos ou serviços.

Segunda coisa: sim, a sua conta é o seu espaço, mas não é um espaço sobre você. Não venda o seu perfil, venda sua marca, produzindo um conteúdo interessante para o seu público.

Terceira coisa: você é bom no que faz? Legal! Mas sempre vá além e se esforce.

Para concluir, não procure vender, mas sim se envolver. Procure a melhor plataforma para o seu público, adapte-se à linguagem deles e comece a se comunicar com a sua audiência. Alimente-a com conteúdo interessante e relevante e responda suas dúvidas.

Gostou? Agora procure ser o santo das mídias! ;)

Tags

mídia social
redes sociais
marketing digital
pecados
comunicação corporativa
conteúdo


Camille Guelfucci

Camille Guelfucci [Content Trainee]

Estudante francesa, está realizando estágio em produção de conteúdo na Ideatore depois de um semestre estudando na FEA/USP. Cheia de vontade para aprender mais sobre marketing digital e planejamento de mídias sociais.

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